Terça-feira, 19 de Março de 2024
A arquitetura desenvolvida no Brasil, país de dimensões continentais e grandes diferenças regionais, nem sempre alcança a imprensa internacional, e no entanto não deixa de apresentar aspectos de interesse global. Nos artigos anteriores, procurando exemplificar algumas de nossas principais realizações em vários setores de nossa arquitetura, mencionei alguns projetos e obras, que entendo, explicitam linhas de interesse na arquitetura contemporânea em nosso país. Encerrando essa análise, os últimos setores :
Obras e projetos urbanísticos e paisagísticos
Nesses últimos anos, não têm sido poucas as realizações importantes na área urbanística e ambiental. Lembre-se que o Brasil foi o palco do historicamente significativo Rio 92, o primeiro grande encontro internacional de repercussão mundial sobre a crise ambiental e a necessidade de uma união internacional para lidar com a degradação do planeta através do desenvolvimento sustentável.
O planejamento urbano tem se tornado um instrumento importante de políticas públicas, estimulado pela promulgação, em 2001, da lei do Estatuto da Cidade, pelo Governo Federal, que obriga todo município de mais de 20.000 habitantes a ter seu plano para os cinco anos seguintes.
Um exemplo disso é o recém-aprovado Plano Diretor de São Paulo, elaborado pela SEMPLA, Secretaria Municipal do Planejamento, sob a coordenação do arquiteto e urbanista paulista Jorge Wilheim, responsável anteriormente pelo bem-sucedido plano para Curitiba, de projeção internacional.
Em termos de grandes realizações paisagísticas, é de se destacar o plano e os projetos de recuperação de manguezais e restingas na Barra da Tijuca e os Parques Mello Barreto e o Parque Ecológico Municipal de Marapendi, no Rio de Janeiro, pelo arquiteto paisagista carioca Fernando Chacel - talvez o principal paisagista brasileiro após o falecimento do gênio, Roberto Burle Marx, em 1994, no Rio de Janeiro.
Numa São Paulo fortemente deteriorada em termos ambientais, a prefeitura lançou, em 1997, um concurso nacional de idéias para a reestruturação urbanística e paisagística das Marginais dos rios Pinheiros e Tietê, ao longo de cerca 45 quilômetros de vias urbanas que impactam os principais rios da região metropolitana. Nesse concurso venceu o projeto resultante do trabalho de equipe por mim coordenada, integrada pelos colegas arquitetos paulistas Jaques Suchodolski, Percival Brosig, Sueli Suchodolski, Issao Minami, José Arnaldo Degasperi da Cunha e o Engenheiro Neuton Karassawa. Nele, apresentou-se um plano de recuperação das vias e dos rios, com propostas inovadoras, como uma série de lagos para ajudar no combate às enchentes e oferecer lazer, equipamentos sociais e habitação para a população carente da periferia.
Este tema, que o Brasil, aliás, acaba de apresentar na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza numa exposição sobre projetos de reurbanização de favelas, foi de grande interesse aos visitantes desse importante evento internacional no campo da arquitetura.
Demonstrando para o mundo que os arquitetos locais não tratam apenas de temas vinculados aos setores mais desenvolvidos da economia nacional, mas que se preocupam igualmente com os problemas que afligem grandes setores da população brasileira.
Pequenas obras, grandes idéias
Ao lado dessas realizações de maior porte há todo um trabalho de menor impacto, mas de inegável valor e que abre interessantes perspectivas: trata-se de trabalhos realizados por arquitetos brasileiros em pequenas instalações, feiras, exposições, interiores, design de produtos e da comunicação visual, nos quais o talento e a criatividade nacional tem-se exprimido de forma notável.
Nas inúmeras feiras realizadas no país, ótimos projetos têm aparecido em trabalhos como os do arquiteto paulista Fernando Brandão, exemplificado pelo seu stand desconstrutivista para a empresa de móveis de escritório, a GIROFLEX, na Feira 'Office Solution' em São Paulo.
Nas exposições, muita criatividade: um exemplo disso é a exposição 'Brasil 50 mil: uma Viagem ao Passado Pré-Colonial', realizada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), com projeto desenvolvido pelo escritório paulista Gesto Arquitetura, e seus arquitetos Tânia Regina Parma e Newton Yamato Massafumi.
Num monumento do cinqüentenário do município de Barueri, o já citado Mario Biselli com a arquiteta Paula Biselli Sauaiá venceram o concurso público com uma obra de forte impacto visual, que aproveitou uma caixa d'água em concreto existente no local, revestida com estrutura metálica com chapas de aço perfuradas e com efeitos luminotécnicos criados por Fernando Guarnieri.
Ainda em instalações externas, o uso das tenso-estruturas está ganhando espaço, em projetos como a cobertura para o anfiteatro Araújo Viana em Porto Alegre do mestre gaúcho Carlos Maximiliano Fayet, as coberturas do Rock in Rio, do engenheiro paulista Nelson Fiedler e a cobertura do palco ao ar livre no SESC Itaquera, em São Paulo, da arquiteta paulista Cristina de Castro Mello.
Nos interiores, muitas soluções criativas, como as unidades da Internet Livre, salas criadas pelo SESC paulista em suas unidades de Campinas e Araraquara, com instigante projeto do arquiteto paulista Francisco Spadoni, que transforma os microcomputadores em "objetos estranhos".
Nos escritórios, muita sofisticação e criatividade, com trabalhos como os escritórios da Zipnet do arquiteto paulista Kiko Salomão ou da paulista Rita Guedes para a Nickelodeon, um canal de TV, ambos em São Paulo.
No campo do design, destaca-se a obra dos paulistas Irmãos Campana (Fernando, arquiteto, e Humberto, advogado), que tem tido grande repercussão internacional, pela criatividade demonstrada em produtos que articulam o industrial com o artesanal e trabalham com imaterialidade e transparência, como na cadeira Cone. Um tema desenvolvido também pela designer paulista Jaqueline Terpins em estantes de vidro e outros produtos que exploram esse material.
Os designers brasileiros têm gerado produtos inovadores em vários setores, premiados internacionalmente, como é o caso da cadeira de escritório Clipper, do paulista Oswaldo Mellone da MHO Design, e o Ventilador Aliseu, da carioca NCS Design Rio.
No campo gráfico, muitas realizações por arquitetos e designers: vários podem ser os exemplos, como na comunicação visual do Rio Design Barra das designers cariocas Valéria London e Ana Lúcia Leite Velho, ou na sinalização para o Novo Espaço Natura do escritório paulista OZ Design (dos arquitetos André Poppovic e Ronald Kapaz) e o projeto gráfico das revistas 'ARC DESIGN' e 'A Revista' da paulista Fernanda Sarmento, ambos premiados pela Bienal da Associação dos Designers Gráficos em São Paulo deste ano.
Conclusões
Concluindo, a partir desse sucinto conjunto de obras e projetos apresentados, que é apenas uma seleção pessoal de algumas obras realizadas e que certamente não engloba o conjunto mais expressivo da produção nacional, é possível afirmar que a arquitetura contemporânea desenvolvida no Brasil, em suas diversas regiões, apresenta soluções e realizações de elevada qualidade espacial, sensibilidade contextual, preocupação ambiental e domínio das novas tecnologias construtivas, com destaque para a utilização do aço, um material abundante no país, mas ainda pouco utilizado.
Pode-se assim dizer que, se a arquitetura brasileira não apresenta talvez a mesma genialidade das décadas de 40 e 50, quando o país se encontrou na vanguarda da arquitetura internacional através da utilização criativa da tecnologia do concreto armado, a competência dos arquitetos locais vem permitindo que o país se alinhe aos processos mais avançados no plano mundial na busca de soluções harmoniosas com o meio ambiente e voltadas à qualidade de vida, através da utilização criativa e inteligente dos recursos tecnológicos disponíveis no país, em tempos marcados pela globalização e pela rápida transferência de soluções e tecnologias nem sempre adequadas ao clima e à cultura local.
Assim, é possível que, se os fluxos de capitais estrangeiros forem mantidos e um melhor desempenho econômico do país em termos de suas exportações for alcançado, neste início de um novo século e milênio, o país faculte aos seus arquitetos um espaço novamente privilegiado para realizar seus projetos e obras, com o retorno de uma nova "era dourada", de maior interesse global e de maior alcance social para todas as camadas sociais da população brasileira.
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