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Procuramos o desenvolvimento de nosso setor, em todos os aspectos,e saúde é sempre fundamental. Nessa nova área, temos a parceria e orientação do “Grupo Faz Bem”, que é composto por vários canais de comunicação, incluindo uma Editora, TV e Rádio web. O portal de saúde e relacionamentos www.fazbem.com carrega o mix de conteúdo sendo o número um, no site de busca Google. Os artigos são todos preparados por especialistas na área de saúde e relacionamento e cuidadosamente revisado pelos jornalistas J.Washington e Darleide Alves


Acesse : www.fazbem.com

Em Saúde para Profissionais (veja mais 50 artigos nesta área)

por J.Washington / Darleide Alves

Alimentos saudáveis, de A a Z.



O Grupo Faz Bem de Comunicação tem como prioridade oferecer conteúdo de saúde e relacionamento através de sua editora, rádio e TV web. Estamos honrados em poder servir aqui neste importante site dirigido aos profissionais do setor da construção. Desde já, nosso convite para que nos sigam nas comunidades e redes sociais. Neste nosso primeiro contato, queremos lhe apresentar uma lista de alimentos saudáveis de A a Z. Certamente Faz Bem para você, sua família e sua equipe.


ABACAXI Fruta tropical bonita, de maravilhoso aroma e considerada um “remédio”, já que contém uma enzima que digere a proteína e auxilia na digestão dos alimentos. Ajuda no funcionamento dos rins. O suco alivia dores de garganta e bronquite. Além dos açúcares naturais, contém vitamina A, C, complexo B, cálcio, fósforo, cobre, ferro e magnésio.

ABACATE Essa fruta de “fundo de quintal”, temida por alguns devido ao seu alto teor de gordura é um superalimento! Tem proteínas, vitaminas A, D e E, complexo B e potássio. Melhor comê-lo sem açúcar em saladas, ou com leite desnatado e limão.

ABÓBORA Da abóbora tudo se aproveita. Os brotos são uma verdadeira mina de Ferro, que combate a anemia. As folhas ou cambuquira são de alto valor nutritivo. As sementes, além de ricas em Ferro, combatem os vermes. O miolo em si é de fácil digestão, e por fim as flores, podem ser preparadas e servidas, ou usadas para enfeitar os pratos.

AÇAÍ Rico em vitamina A, B1 e riboflamina, o açaí ajuda no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, além de fortalecer a pele, unhas e cabelo. A fruta tem vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. É altamente energético: cada 100ml tem 200cal.

ACEROLA OU CEREJA DAS ANTILHAS Sem dúvida esta frutinha é das que têm mais vitamina C: para cada 100g de polpa são 2000mg a 5000mg de vitamina C, ou seja, 100 vezes mais do que o limão! Excelente antioxidante, bom na prevenção de gripes e resfriados. Antianêmico, cicatrizante e antiinflamatório.

AMEIXA Esses frutos arredondados, roxos ou amarelados vêm sendo consumidos desde a Idade da Pedra. Tem se popularizado no Brasil principalmente na forma desidratada, ou seja, “seca”. A ameixa “umehoshi” é utilizada no Japão como remédio. As ameixas auxiliam na regularização do intestino, fornecem energia para os músculos e nervos. Os ácidos das ameixas desintoxicam, purificam o organismo e tem ação diurética amena. É antioxidante.

AGRIÃO Pode ser chamado de “limpador de chaminé”, uma vez que diminui os efeitos tóxicos da nicotina e do corpo em geral. Dos talos às folhas o agrião tem várias propriedades: age como antiinflamatório nas colites e combate o ácido úrico. Atua também nos casos de tuberculose, raquitismo e formação de pedras nos rins. O chá de agrião é bom para quem está resfriado.

BANANA FIGO Fonte de aminoácidos essenciais, lisina, metionina e fenilalanina (responsáveis pela manutenção muscular).

BANANA MAÇÃ É a mais rica em cálcio, que fortalece as unhas, dentes e ossos.

BANANA MARMELO Fonte de vitamina B6.

BANANA NANICA Alimento energético ideal para crianças.

BANANA PRATA Dentre as bananas, é a menos calórica e a mais rica em potássio, que ajuda a prevenir cãibras.

BATATA BINGHI Fonte de vitamina C, que ajuda a combater os radicais livres.

BATATA-DOCE Rica em retinol (vitamina A), que melhora a aparência da pele.

BATATA INGLESA Alimento energético, rico em carboidratos.

BATATA PIRULITO Possui vitaminas do complexo B, responsável pela produção de energia das células.

BATATA SEM LAVAR Contém vitamina C e do complexo B (fortalecem o sistema imunológico).

BATATA YACON Contém vitamina C, que combate os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de doenças.

BERINJELA Contém oligoelementos que ajudam a reduzir os níveis de colesterol sangüíneos.

BERINJELA P/ CONSERVA Contém ácido fenólico (aumenta a atividade enzimática ,favorecendo a absorção de nutrientes).

BETERRABA Rica em ferro, ajuda a combater a anemia.

BROCOLI NINJA Contém glicosinolatos (associado a propriedade anticarcinogênica).

BRÓCOLIS Fonte de vitamina C (age como antioxidante) e betacaroteno (melhora a aparência da pele).

CAJU Fonte de vitamina C (prevenção de gripes e resfriados).

CAQUI CHOCOLATE Alimento de baixa caloria, indicado para dietas de emagrecimento, contém fósforo, cálcio e fibras.

CAQUI FUYU Fonte de potássio (mineral que regula o mecanismo de contração muscular). CAQUI RAMA FORTE Contém bioflavonoides (elemento antioxidante), ajudam no combate ao envelhecimento precoce.

CAQUI TAUBATÉ Fonte de pró vitamina A, previne algumas doenças de pele.

CARÁ Rico em carboidratos de fácil digestão.

CARAMBOLA Rica em vitamina C, melhora o sistema imunológico.

CASTANHA MACADÂMIA Rico em vitamina E ,diminui a liberação de radicais livres causado pelo stress.

CASTANHA PORTUGUESA Fonte de Zinco ,Manganês e cobre, minerais essenciais para o sistema nervoso.

CEBOLA ARGENTINA Contém selênio, um mineral que melhora o sistema imunológico.

CEBOLA NACIONAL Contém selênio, um mineral que melhora o sistema imunológico.

CEBOLA P/ CONSERVA É rica em cálcio e selênio, está associada ao combate de bactérias.

CEBOLA ROXA Contém vitaminas do complexo B, que melhoram a absorção de alguns minerais.

CENOURA Rica em betacaroteno (melhora a aparência da pele), fonte de fibras, que melhoram o trânsito intestinal.

CEREJA Contém pigmentos que atuam como antioxidantes.

CHUCHU Alimento com muita água, indicado para pessoas com hipertensão arterial.

COCO SECO Alimento rico em gordura saturada.

COCO VERDE Contém pouco sódio e baixa caloria, ideal para pessoa com hipertensão arterial.

COGUMELO Rico em zinco (mineral), que atua no sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de doenças oportunistas.

COUVE-FLOR Fonte de vitamina A e do complexo B, que ajudam a evitar problemas de pele e do aparelho digestivo e queda de cabelo.

DAMASCO A fruta mais rica em potássio (de extrema importância no sistema cardíaco).

ERVILHA Fonte de proteína vegetal, responsável pela manutenção dos músculos.

ERVILHA PET-POA Contém ácido salicílico e ácido fítico ( diminuição da pressão arterial e ajuda a combater viroses).

FIGO DA ÍNDIA Fonte de potássio, sódio, fósforo (minerais que regulam funcionamento das células).

FIGO ROXO Fonte de cálcio (fortalecimento dos ossos, prevenindo o aparecimento de osteoporose).

FIGO VERDE Fonte de vitamina C (previne o aparecimento de doenças oportunistas).

FRAMBOESA Fonte de proteínas (aminoácido metionina e lisina), fortalecimento muscular.

FRUTA-DO-CONDE Contém fibras (ajudam a reduzir os níveis de colesterol do sangue).

GENGIBRE Atua como antigripal.

GOIABA BRANCA Rica em vitamina C, atua como antioxidante.

GOIABA VERMELHA Fonte de retinol (vitamina A), previne queda de cabelo e doenças de pele.

GRAVIOLA Contém vitaminas B2 e B6 (regulam as funções metabólicas).

INHAME Rico em carboidratos de fácil digestão, usado em papa de criança.

JABUTICABA Contém cálcio (fortalece unhas e dentes).

JACA Fonte de ferro, fortalece o sangue.

JILÓ Fonte de pró-vitamina A, melhora a aparência da pele.

KIWI Fonte de vitamina C, previne gripes e resfriados.

LARANJA BAHIA Fonte de vitamina C, fortalece o sistema imunológico.

LARANJA CARIOCA Rica em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal.

LARANJA-CRAVO Ideal para temperar saladas e carne, fonte de vitamina C.

LARANJA LIMA Baixa acidez, recomendada para pessoas com problemas digestivos.

LARANJA MURCOTE Rica em fibras e fonte de vitamina C.

LARANJA PÊRA Fonte de vitamina C, previne gripes e resfriados.

LARANJA PONCÃ Fonte de vitamina C, atua como antioxidante.

LARANJA SELECTA Contém elementos monoterpenos (tem propriedade antioxidante e auxilia no sistema imunológico).

LICHIA Contém ácido fenólico, que aumenta a atividade enzimática, favorecendo a absorção de nutrientes.

LIMA-DA-PÉRSIA Fonte de vitamina C, que ajuda a combater o envelhecimento precoce.

LIMÃO Contém elementos antibacterianos, rico em vitamina C.

LIMÃO GALEGO Fonte de vitamina C (prevenção de gripes e resfriados).

MAÇÃ ARGENTINA Altamente digestiva.

MAÇÃ FUJI Possui fibras solúveis que ajudam a reduzir o colesterol sangüíneo.

MAÇÃ GALA Fonte de ferro, mineral essencial para a formação dos glóbulos vermelhos.

MAÇÃ GALA AMERICANA Fonte de ferro (mineral essencial na formação do sangue).

MAÇÃ GALA FRANCESA Fonte de ferro (mineral essencial na formação do sangue).

MAÇÃ GOLDEN Possui enzimas que melhoram a digestão.

MAÇÃ GRANSMITH Possui vitaminas do complexo B (responsável pelo metabolismo energético).

MAMÃO FORMOSA Rico em betacaroteno (responsável pela formação de vitamina A no organismo).

MAMÃO HAVAÍ Melhora o funcionamento intestinal.

MANDIOCA Alimento energético, rico em carboidratos.

MANDIOQUINHA Carboidrato de fácil digestão (ideal para pessoas com problemas digestivos) e fonte de potássio.

MANGA ESPADA Contém betacaroteno (formador de vitamina A), que melhora a aparência da pele.

MANGA HADEN Fonte de proteínas (aminoácidos metionina e lisina), participa de funções cerebrais.

MANGA PALMER Contém betacaroteno (formador de vitamina A), que melhora a aparência da pele.

MANGA TOMY Contém betacaroteno (formador de vitamina A), que melhora a aparência da pele.

MANGOTIN Fonte de vitamina C (auxilia a atividade das enzimas de proteção).

MANGOSTIN Ou Mangostão, fruta originária da Ásia e considerada pelos Asiáticos como a fruta mais saborosa do mundo: “A rainha das frutas”. Conhecida também como “Fruta da rainha” por ter sido apreciada pela rainha Vitória da Inglaterra, que na época ao prova-la, disse não haver saboreado fruta tão deliciosa. Foi trazida ao Brasil por japoneses e hoje é cultivada principalmente no norte e nordeste do país. Rica em vitaminas e minerais, do mangostin consumimos a polpa a qual possui consistência mole, suculenta e ligeiramente ácida. Para ingeri-la, corte a fruta ao meio sem atingir a polpa, retire-a cuidadosamente e saboreie. Beatriz Piccolotto – nutricionista CRN 3 – 1398.

MARACUJÁ Rico em fibras, que ajudam a reduzir o colesterol do sangue, fonte de vitamina C e calmante.

MARACUJÁ DOCE Contém pró-vitamina A, que melhora a aparência da pele.

MARMELO Contém potássio e cálcio (prevenção de câimbra e osteoporose)

MAXIXE Fonte de carboidrato , baixa caloria e fácil digestão , recomendado para dieta de emagrecimento.

MELANCIA Fonte de vitaminas do complexo B, sais minerais, cálcio e fósforo (fortalecem o sistema imunológico).

MELANCIA CODAMA Contém vitamina C (agente antioxidante) e é diurética.

MELÃO Fonte de potássio (fortalecimento muscular).

MELÃO NET Contém vitamina C (previne gripes e resfriados).

MELÃO ORANGE Contém betacaroteno (pró-vitamina A), que atua como antioxidante.

MILHO-VERDE Fonte de carboidratos, rico em fibras, que melhoram o trânsito intestinal.

MORANGA Rica em betacaroteno, que fortalece o sistema imunológico previnindo o aparecimento de doenças.

MORANGO Fonte de vitamina C e complexo B, que aumentam a resistência do organismo e evitam o envelhecimento precoce.

MOYACHE Alimento de baixa caloria, rico em fibras (indicado para dietas com baixa caloria).

NABO Fonte de cálcio, previne o aparecimento de osteoporose.

NECTARINA CHILENA Contem licopeno (antioxidante) e criptoxantina (estimula o funcionamento da insulina).

NECTARINA NACIONAL Contém potássio (responsável pela contração muscular) e vitamina A (fortifica cabelo e pele).

NÊSPERA Fonte de sais minerais como fósforo e cálcio (melhoram a resistência do organismo).

PALMITO NATURAL Fonte de potássio (age no mecanismo de contração muscular).

PEPINO CAIPIRA Fonte de cálcio, que previne o aparecimento de osteoporose.

PEPINO CONSERVA Contém vitaminas do complexo B e minerais como fósforo e ferro (parte formadora do sangue).

PEPINO PRETO Contém ferro, potássio e magnésio. Para ficar menos indigesto, corte em rodelas com a casca.

PÊRA ASIÁTICA Fonte de cálcio (fortifica os ossos).

PÊRA DANJU Contém fósforo (mineral de grande importância no metabolismo).

PÊRA INTEMELIS Fonte de sódio (regula o mecanismo de entrada de líquido nas células).

PÊRA PARK Possui potássio (evita o aparecimento de cãibras).

PÊRA PORTUGUESA Contém fenilalanina (aminoácido que atua nas terminações nervosas).

PERA VERMELHA Contém bioflavonóides (agem como antioxidante, evitando a oxidacão das células).

PÊRA WILLIANS Contém vitamina C (se consumida com algum alimento que contenha ferro, aumenta sua absorção).

PERA YARI Fonte de vitamina C e magnésio, fortalecem o sistema imunológico.

PÊSSEGO Contém fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino, e mineral ferro (parte da formação do sangue).

PIMENTA Fonte de vitamina C, fortalece o sistema imunológico.

PIMENTA AMERICANA Fonte de metionina e lisina (aminoácidos essenciais para a formação de proteínas).

PIMENTA CAMBUCI Contém metionina, um aminoácido essencial para o metabolismo.

PIMENTÃO AMARELO Dentre os pimentões é o mais rico em vitamina C, que age como antioxidante.

PIMENTÃO VERDE Fonte de metionina (um aminoácido essencial) e vitamina C.

PIMENTÃO VERMELHO Contém oligoelementos de papel importante no combate aos radicais livres.

PINHA Fonte de vitamina E, substância de papel importante no combate aos radicais livres.

PINHÃO Fonte de vitamina niacina ou B3 (essencial no metabolismo protéico).

PITANGA Contém retinol (vitamina A), que melhora a absorção de cálcio no organismo.

QUIABO Alimento de baixa caloria, indicado para dietas de emagrecimento, contém fósforo, cálcio e fibras.

REPOLHO Contém vitaminas do complexo B, responsáveis por funções vitais do organismo.

REPOLHO ROXO Fonte de minerais como fósforo e sódio (que regula a entrada de líquido na célula).

ROMÃ Fonte de fibras (melhoram o funcionamento do intestino), contém cálcio (fortalece ossos e dentes).

SIRIGUELA Contém cálcio e fósforo ( fortalece dentes e ossos).

TAMARINDO Contém fibras e é laxativo.

TANGERINA Fonte de vitamina C (fortalece o sistema imunológico).

TOMATE CAQUI Fonte de vitamina C, ajuda a prevenir o aparecimento de gripes e resfriados.

TOMATE CEREJA Fonte de vitamina C, contém licopeno (pigmento que age como antioxidante).

TOMATE LONGA VIDA Contém licopeno, um pigmento que age como antioxidante.

UVA BENITAKA Contém compostos fenólicos (ajudam a reduzir o colesterol no sangue).

UVA ITÁLIA Contém riboflavina (vitamina B2), que atua no metabolismo.

UVA MOSCATEL Está presente vitaminas do complexo B (regulam atividades metabólicas).

UVA NEGRITA Contém D catequina (inibe a formação de coágulos e a inflamação).

UVA NIÁGARA Contém compostos fenólicos (estimulam o coração).

UVA RED GLOB Contém taninos (são antioxidantes, evitam a oxidação das células).

UVA RIBIER Contém bioflavonóides (ajudam a combater os radicais livres).

UVA RUBI Contém compostos fenólicos (ajudam a reduzir o colesterol no sangue).

UVA THOMPSON Contém cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B (melhoram o sistema imunológico).

VAGEM Contém ácido fólico, que ajuda a fixar outras vitaminas.

VAGEM METRO Fonte de vitaminas do complexo B (atuam no metabolismo das células, fornecendo energia).


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