Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 02 de fevereiro de 2012
Boletim nº 248 - Por que é que a gente é assim?
Eternit Louças

A importância do contrapiso para a colocação de pisos vinílicos
Em Pisos vinílicos
Atualmente as obras requerem grande velocidade e perfeição na sua execução. Há necessidade de várias atividades simultâneas, muitas vezes com dependência entre elas. Para exemplificar, é impossível colocar um acabamento de piso sem que a laje esteja pronta e regularizada com o contrapiso. E é disto que queremos falar, da importância do contrapiso não só para colocação dos pisos vinílicos mas também para assentar cerâmicas e acabamentos à base de madeira e outras fibras, como os carpetes.


Arquitetura Sustentável - O que é um projeto sustentável
Em Arquitetura sustentável
Hoje os edifícios são os principais responsáveis pelos impactos causados à natureza, pois consomem mais da metade de toda a energia usada nos países desenvolvidos e produzem mais da metade de todos os gases que vem modificando o clima.


Por que é que a gente é assim?
Em Exercício Profissional
É na Escola de Engenharia que começa a ser destruída a nossa auto-estima. É na Escola de Engenharia que começa a ser forjado o nosso comportamento autodestrutivo, nosso desprezo pelos valores da própria profissão, nosso desgosto com a nossa própria atividade profissional. É na Escola de Engenharia que nasce a nossa falta de coragem empresarial e essa submissão inaceitável aos caprichos dos clientes.


Oito Dicas para um Feedback Honesto
Em Cafézinho Eletrônico - Marketing para profissionais
Ser franco e honesto é uma tarefa difícil. Poucos entendem quando nós tentamos expor, de forma objetiva, algum problema ou opinião mais fundamentada. A maioria das pessoas reage de forma desigual aos mesmos estímulos e, não raro, furiosamente a pequenas contrariedades. O que nos leva, muitas vezes, a voltarmos atrás em nossos pensamentos e palavras, com medo de ofendermos alguém.


Responsabilidade Sobre Deslizamentos de Solos e Inundações
Em Geotecnia
As águas voltam e com elas os problemas de inundações e deslizamentos de solos. Quando a sociedade terá adquirido maturidade social para mitigar os problemas de erosão e deslizamentos desta época do ano? Ora, todos sabem que na época de chuvas, ocorrem problemas de engenharia civil relativos às enchentes e deslizamentos de solos. Existe técnica de engenharia para tratar estes problemas. No caso de deslizamentos de solos há uma norma técnica da ABNT sobre Estabilidade de Taludes que tem força de Lei pelo código do consumidor.


Setor hoteleiro investe pouco em paisagismo e ecoturismo
Em Paisagismo
Hoje no primeiro mundo não existe nada mais "moderno" do que conhecer os poucos lugares do mundo onde a natureza ainda está preservada, e os milhões de turistas estrangeiros que visitam regularmente a Amazônia, sabem disso.


Marcenaria artística: ocupação mais produtiva dos espaços, aliando estética e sustentabilidade!
Em Retrofit e Restauração
Podemos afirmar que a marcenaria foi uma das grandes rodas que ampararam e mudaram o mundo. Se retomarmos a história, lembraremos que ela teve um papel fundamental na maior parte das grandes e maravilhosas invenções e engenhosidades que hoje nos cercam.


Edifícios silenciosos: o que fazer para diminuir o ruído nos ambientes

Em Conforto ambiental
O ruído urbano tornou-se um problema sério de saúde pública, muitas doenças são causadas pelo excesso de barulho. Não é fácil resolver este problema, pois há muitos pontos a serem verificados, mas o combate ao ruído é importante e deve ser prioridade principalmente nas obras novas.

 


Curso a Distância Curso a Distância
Curso a Distância Curso a Distância
Curso a Distância Curso a Distância

Para sua reflexão

Percepções
Aquilo que aparenta ser frio, duro, uma realidade imutável, pode ser transformado pela sua própria percepção; apesar de ser tolice ignorar a realidade, por outro lado é uma tragédia ser congelado por ela. Dick Goldman

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

A "CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo", já está em plena atividade. Qual será a repercussão para a arquitetura brasileira?

a) vai melhorar muito

b) nada vai mudar

c) vai piorar

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.